Ordenar
Filtrar

Sobre a categoria

Cozinha modulada completa: a melhor relação custo-benefício para a sua casa 

Sempre que surge a necessidade de fazer uma mudança, seja para um novo lar com a família ou até para  construir uma nova vida fora da casa dos pais, os novos proprietários do apartamento ou casa precisam prestar atenção no espaço disponível no novo ambiente. Afinal de contas, há uma série de itens como módulos, armários e balcões que precisam ser colocados no local, sem ultrapassar o limite de espaço. 

Para otimizar todo esse processo e facilitar a sua rotina no preparo de alimentos, surgiu a cozinha modulada, uma espécie de espaço previamente projetado para se encaixar até mesmos nas menores áreas. Ela garante que tudo fique no seu devido lugar, atraindo olhares de surpresa de todos os convidados que têm o prazer de conhecer a sua cozinha planejada. 

A seguir, vamos conferir algumas dicas de como aproveitar a tendência das cozinhas compactas para transformar o seu espaço em um lugar extremamente funcional e belo. Continue lendo!  

Atenção ao layout 

Caso você esteja pensando em fazer uma reforma na sua cozinha, o ideal é que cada canto seja avaliado para aproveitar ao máximo o espaço projetado para a cozinha modulada. 

Muitas pessoas, por falta de informação, orientação ou até mesmo pelo desejo em reduzir custos, acabam ignorando pequenos detalhes que vão fazer toda a diferença no design da cozinha e também na circulação das pessoas neste que é um dos cômodos mais importantes de qualquer residência. 

Se for possível, contrate um profissional especializado em design de interiores para avaliar o espaço disponível, pois cada centímetro bem aproveitado vai ser convertido em mais conforto para você cozinhar e desfrutar da companhia dos seus familiares e demais convidados.  

Aposte nas texturas e nos acabamentos 

Aqui entra a questão do estilo da cozinha. Tudo vai depender da preferência, personalidade e gosto dos moradores. Enquanto alguns preferem um ambiente mais minimalista, limpo e arrumado com poucos detalhes, outros se sentem mais confortáveis quando a sofisticação e a elegância estão presentes, e acabam optando por um design mais moderno. 

Ao inserir a sua cozinha compacta em ambos os ambientes, o efeito gerado pode surpreender até os mais exigentes em decoração para cozinha. As cores também possuem papel fundamental nos sentimentos que serão transmitidos. 

Se você gosta de uma cozinha colorida e alegre para estimular a fome, tonalidades de laranja, amarelo e vermelho dão conta do recado. Agora, se quiser manter a sobriedade do ambiente, aposte na tríade neutra, composta por branco, cinza e preto.  

Não se esqueça da bancada 

A bancada de cozinha representa uma parte importante do cômodo, pois é nela que os alimentos serão preparados antes de irem ao fogo. Dependendo do uso e das necessidades dos moradores, você pode optar pelo granito - conhecido pela sua elevada resistência - ou  por materiais como mármore, quartzo, nanoglass e muitos outros. 

Aproveite a iluminação 

Não é só a sala de estar ou o quarto que ficam mais aconchegantes com o uso estratégico de luzes de diferentes intensidades e cores. A própria cozinha compacta também pode se tornar atrativa com a iluminação certa. 

Para localizar seus ingredientes, preparar e consumir seus pratos, você precisa de luz na medida certa para enxergar, caso contrário, o ambiente se torna desconfortável para os olhos e toda a experiência agradável de aproveitar uma boa refeição ao lado da família e dos amigos se perde. 

Portanto, posicione as luzes em locais estratégicos, geralmente nas extremidades superiores da cozinha planejada completa, para evitar que elas incidam diretamente sobre o cozinheiro e também queimem caso entrem em contato com respingos de água ou o vapor da fervura das panelas. 

Saiba onde colocar seus eletrodomésticos 

A posição que a geladeira, fogão e microondas estarão na sua cozinha compacta vai influenciar diretamente na hora de colocar a mão na massa e mostrar suas habilidades culinárias. Com a nova onda de eletrodomésticos embutidos, o espaço para circulação fica ainda maior, já que alguns móveis usados para manter esses aparelhos suspensos deixam de existir, tornando tudo muito mais prático. 
Agora que você já sabe como organizar a sua cozinha compacta e deixá-la mais atrativa tanto no aspecto visual quanto funcional, continue navegando pelo nosso site para ficar por dentro de todas as novidades em relação à decoração para casa.