Ordenar por:
Ordenar
Filtrar
  • Categoria
  • Módulos
  • Cor
  • Marcas
Preço Por

Sobre a categoria

Dicas para decorar apartamentos pequenos

Os apartamentos estão cada vez mais compactos, o que torna a missão de decorar o imóvel ainda mais desafiadora. É muito comum surgirem dúvidas sobre como aproveitar melhor o espaço, e ainda conseguir deixar o seu apartamento do jeitinho que você sempre sonhou.

Se você está passando por esse delicado processo e necessita de uma ajuda extra, você está no lugar certo. Aqui na Mpozenato, você encontra dicas para decorar apartamentos pequenos e superar de uma vez por todas o desafio de mobiliar o seu espaço de maneira bela, organizada e funcional.

Aproveite também as nossas dicas e descubra como decorar seu apartamento pequeno em poucos passos. Aqui você encontra móveis para banheiro, cozinha, quarto, sala de estar e muito mais.
  
10 passos práticos para decorar apartamentos pequenos
 
1. Use espelhos

Além de dar a sensação de amplitude, o recurso traz modernidade, valoriza a decoração e ainda dá uma boa iluminada no apartamento. Mas, antes de tudo é preciso pensar na harmonia e no espaço disponível para não cometer erros. Leve sempre em conta o que será refletido, já que os espelhos duplicam tudo, deixando o ambiente mais carregado. Uma proposta é usá-los atrás de móveis como sofás e aparadores. Nos quartos, lembre-se de nunca deixar espelhos em frente a cama, pois isso poderá gerar certo desconforto da hora de dormir. Outro boa ideia para o quarto é revestir as portas do guarda-roupa com espelhos. Usar espelhos nas laterais dos corredores também os fazem parecer maiores!
 
2. Evite móveis grandes e outras "bugigangas"

Parece óbvio dizer isso, mas há quem insista em colocar móveis grandes e altos em apartamentos pequenos. Sem contar as pessoas que comprometem o espaço com detalhes demais. O ideal é que os móveis sejam planejados para não carregar o ambiente. Evite usar muitos objetos decorativos espalhados pela casa, pois isso dá a sensação de desordem.
 
3. Prefira móveis modulares

Fazer móveis planejados é uma opção interessante, principalmente porque se aproveita melhor os espaços disponíveis. Mesmo para aquele cantinho que parece não ter salvação, sempre existirá um módulo para tornar aquele espaço útil e funcional. Esse método funciona muito bem em cozinhas de apartamentos, que na maioria das vezes são super pequenas e difíceis de serem montadas. Uma boa ideia também é optar por cozinhas americanas que conseguem aproveitar o espaço de forma prática e estilosa. Outra boa dica é usar eletrodomésticos e eletrônicos mais compactos. Troque aquele fogão de 6 bocas por um de embutir, ou então, um modelo menor de microondas. Tenha a tecnologia a seu favor!

4. Escolha tons mais claros para as paredes e móveis
Cores mais claras costumam ser melhores para ambientes pequenos, já que dão a sensação de amplitude. Um dos erros mais comuns de decoração é usar cores escuras em apartamentos pequenos. Simplesmente não funciona e acaba acontecendo o contrário: o excesso de cores escuras diminui ainda mais o espaço. É claro que isso não significa que você só poderá usar branco, ou então não poderá usar cores de destaque na decoração. A dica aqui é deixar os tons mais escuros para detalhes como poltronas, almofadas e quadros. Se preferir, escolha apenas uma parede para pintar de uma cor de sua preferência.
 
5. Invista em ambientes integrados

A eliminação de paredes otimiza o espaço e confere amplitude visual. Em muitos apartamentos, cômodos como cozinha e sala são unidos, o que aumenta consideravelmente o espaço de circulação. Se preferir, também é possível unir os cômodos com vidro. Isso vai dar uma sensação de espaço maior tanto para cozinha quanto para a sala, e ainda assim manter a organização e a sensação de divisão.
 
6. Abuse de iluminação e janelas grandes

Se tem uma coisa que deve ser valorizada em um apartamento pequeno, essa coisa é a iluminação. Esse é o único item que você pode abusar sem medo. Use um número maior de lâmpadas que tenham um visual mais moderno para deixar o ambiente mais iluminado e atraente. Ter janelas grandes também facilita a circulação de ar e a passagem de luz. Alguns tipos de janelas bloqueiam até 50% da entrada de ar e luz, sendo um erro que você deve evitar ao máximo.
 
7. Cogite utilizar móveis arredondados

Além de serem super charmosos, os móveis arredondados colaboram para o aproveitamento do espaço. Sem cantos pontudos, eles facilitam a circulação e ainda evitam aqueles acidentes indesejáveis, comuns em ambientes muito apertados. Uma dica é usar prateleiras próximas ao teto para ajudar a criar linhas horizontais que têm efeito visual de alongar o ambiente, e ainda dá para decorar com vasos, esculturas e outros objetos que ofereçam uma identidade para a decoração de apartamento pequeno.

8. Desapegue-se
Sabemos que é uma tarefa um tanto difícil, mas em algum momento da vida você vai precisar se desapegar daquelas coisinhas que não usa mais. Por isso, simplifique as coisas! Jogue fora tudo aquilo que não é mais útil ou que ocupa espaço demais em seu apartamento. Se existe algo que você não usa há mais de 3 anos, faça uma doação ou venda na internet. Lembre-se sempre: menos é mais!
 
9. Use compartimentos secretos

Sem dúvidas, os compartimentos secretos são uma mão cheia para quem não tem espaço para guardar ou organizar objetos sem deixar tudo espalhado pela casa. Existem móveis como poltronas, camas box e sofás com compartimentos secretos para guardar aqueles objetos que você não sabe onde colocar. Só tome cuidado para não comprar móveis grandes demais e pecar novamente pelo exagero.

10. Use as paredes
Seja para colocar estantes ou uma TV embutida, as paredes são muito úteis quando o assunto é falta de espaço. Só tenha bom senso e não exagere na quantidade de estantes espalhadas pela casa. Se preferir, utilize nichos nos quartos ou um bom e tradicional painel para TV. Hoje existe essa possibilidade e é um sistema bem simples e muito útil. É possível, assim, ter um armário maior e ocupar menos espaço com cômodas e prateleiras.

Com essas dicas vai ficar bem mais fácil trabalhar na decoração de apartamentos pequenos. Aproveite nossas opções de móveis e descubra como personalizar seus ambientes com a qualidade que você merece!