Olá Visitante, Identifique-se
Atendimento
(43) 3172-9500
Olá Visitante, Identifique-se
Olá Visitante, Identifique-se

Entenda o que é o MDF

 
Na hora de comprar móveis de madeira sempre acabam surgindo dúvidas sobre qual tipo de material escolher, qual a melhor opção, entre outras incertezas. Por isso, conhecer o básico a respeito dos materiais, bem como as suas vantagens e desvantagens, é primordial para fazer uma boa escolha. Principalmente se você não entende nada sobre o assunto, as chances de fazer uma escolha no qual você irá se arrepender são ainda maiores.   

Você sabe o que é madeira MDF? Qual a diferença entre MDF e MDP? Quais as características desse tipo de madeira? E as vantagens e desvantagens que ela traz? De fato, são muitas perguntas, e talvez sozinho, você não consiga respondê-las. É por isso que a Mpozenato preparou esse especial sobre madeira MDF, para sanar suas dúvidas de uma vez por todas e garantir que você entenda mais sobre o assunto e consequentemente consiga fazer escolhas mais sábias e boas para o seu bolso. Vamos lá? 


 

O que é MDF? Onde posso encontrá-lo?


A sigla MDF, na verdade, quer dizer "Medium Density Fiberboard", que significa Placa de Fibra de Madeira de Média Densidade. Trata-se de um painel de madeira reconstituída, produzido por meio da aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e aditivos.  É um material leve, sensível e de fácil manuseio e transporte. Além disso, a madeira MDF também é conhecida mundialmente por ser ecologicamente correta, sendo uma opção mais sustentável, barata e mais fácil de se trabalhar do que a madeira comum. O MDF é aplicado em móveis que exigem montagem, logo, são mais comuns em mesas, armários, racks e estantes e gaveteiros.  
 


Diferenças entre MDF e MDP


Se você já ouviu falar em madeira MDF, com certeza também já deve ter ouvido sobre a madeira MDP. Assim como o MDF, a madeira MDP possui boa estabilidade e grande capacidade de absorção de tinta, assegurando um excelente acabamento em casos de tinturas e revestimentos. Mas, existem algumas diferenças significativas entre os dois tipos de materiais. Além da formulação, uma das principais diferenças entre elas é a limitação de uso. Enquanto o MDF apresenta maleabilidade, permitindo a formação de curvas, por exemplo, o MDP tem limitações que favorecem o uso desse material em artigos de linha reta, como portas, prateleiras, gavetas e demais peças retas.  
 


Cuidados: como conservar e limpar móveis em madeira MDF?


Além de ser um tipo de madeira mais econômica e ecológica, os móveis fabricados em MDF são mais fáceis de montar, principalmente, se você mesmo tiver que fazê-lo. Entretanto, por ser mais delicado, o material exige uma série de cuidados para que você tenha uma peça bem conservada e em excelente estado por muito mais tempo. 
Fatores como peso excessivo, contato direto com calor (pode ser tanto de raios solares quanto de superfícies quentes) e qualquer tipo de material pontiagudo são inimigos mortais do MDF. Evite-os sempre que possível! Como a madeira MDF é um pouco mais sensível à umidade, na hora de limpar o móvel procure usar um pano limpo, levemente umedecido. Mas, lembre-se de secar a superfície por completo com outro pano seco e macio logo em seguida. Aplicar lustra móveis a base de silicone também garante a longevidade da peça.  

Nunca use esponjas mais duras, panos secos (o atrito pode danificar acabamentos mais sensíveis), detergentes e outros materiais abrasivos. Seguindo essas dicas, além de econômicos, seus móveis em MDF durarão por muito mais tempo, mantendo a beleza característica de fábrica.
 

Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca
Newsletter
CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS:

Mpozenato - A Sua Loja Online de Móveis para Casa e Escritório

}